IMG 20261007 194600032 HDR

 

Criatividade, inovação e aprendizagem prática marcaram o BrincaLab Demo Day, realizado na quarta-feira (7), no campus da FAHOR. A atividade reuniu as apresentações finais dos projetos de brinquedos infantis desenvolvidos pelos estudantes da disciplina de Tópicos Especiais II ao longo do semestre.

O projeto BrincaLab teve início com o desafio de desenvolver um brinquedo educativo destinado a crianças de 3 a 8 anos, considerando aspectos como segurança, criatividade, aprendizagem, funcionalidade e viabilidade de fabricação. Organizados em times, os estudantes trabalharam na transformação de ideias em protótipos.

Durante o desenvolvimento, foram aplicados conceitos e ferramentas como Design Thinking, Scrum, Kanban e Lean, envolvendo etapas de pesquisa, planejamento, criação, prototipagem, testes e melhoria contínua. A proposta estimulou o trabalho colaborativo, a tomada de decisões e o aperfeiçoamento das soluções a partir dos resultados obtidos.

No Demo Day, os times apresentaram seus projetos, demonstraram os protótipos e compartilharam as experiências e os aprendizados construídos durante o processo.

A atividade contou com a participação da professora Dra. Rosemeri Henn, que integrou a banca técnica. Com experiência na área de Educação Infantil, ela contribuiu para a avaliação dos projetos, considerando a adequação dos brinquedos às faixas etárias, seu potencial educativo e as possibilidades de interação e aprendizagem.

Conduzido pela professora Dra. Ana Paula Cecatto, o BrincaLab proporcionou aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos técnicos em uma experiência prática, da concepção das ideias à apresentação dos protótipos.

Em uma semana marcada pelo Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, a atividade também trouxe para o ambiente acadêmico um olhar sobre a infância, a criatividade e as possibilidades de aprendizagem por meio do brincar.