1. Objetivo Geral do Curso
Oportunizar a graduação em Engenharia Mecânica, para inserção profissional na área de engenharia mecânica.
2. Objetivo específico do Curso
- promover a qualificação profissional na área de engenharia mecânica;
- desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão como aporte de conhecimento e tecnologia ao desenvolvimento sustentável;
- fomentar a cultura e a socialização do conhecimento através de publicações e eventos técnicos - científicos;
- constituir espaços de desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a qualificação dos serviços prestados pela comunidade regional, na área metal mecânica;
- estimular a formação profissional continuada.
3. Perfil do Egresso
Significativo conhecimento científico, tecnológico e humanístico, que capacita ao engenheiro mecânico, identificar, formular e resolver problemas, tomando decisões, sendo empreendedor e proativo, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica, considerando os aspectos políticos, econômicos, social e ambiental, a partir da postura ética e comprometida com a qualidade de vida.
4. Competências
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais nas atividades profissionais da engenharia mecânica;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia mecânica;
- projetar, desenvolver e interpretar atividades experimentais, avaliando criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
- planejar, supervisionar e coordenar sistemas de produção, produtos e serviços de engenharia mecânica;
- comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- exercer a atividade profissional da engenharia mecânica, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da postura ética e comprometida com a qualidade de vida;
- atuar e/ou coordenar equipes de trabalho multidisciplinares, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica;
- ser empreendedor e proativo;
- avaliar de maneira crítica a operação e a manutenção de sistemas;
- avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia mecânica;
- buscar a formação profissional continuada, considerando as inovações tecnológicas e novas ferramentas.
5. Fundamentos Didático Pedagógicos
O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do curso de Engenharia Mecânica seguem o princípio educacional da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.
5.1 Organização curricular
Na organização curricular bem como na seleção dos conteúdos programáticos foram considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia Mecânica, o perfil do egresso da instituição e do curso, as demandas do mercado profissional específico de cada área, a iniciativa de inovar com a proposição de novos conceitos e tecnologias além das necessidades regionais.
5.2 Estrutura Curricular