X

PUBLICAÇÃO

Heranças Culturais & Ações Humanizadoras - por Pastorado Universitário

Publicada em: 24/09/2015 | Pastoral Universitária FAHOR

Que a graça no nosso bondoso Deus esteja com tod@s vocês!

Na minha última postagem salientei os três pilares da Revolução Farroupilha: Liberdade, Igualdade, Humanidade. Além disso, eu pude acompanhar a comunidade escolar e universitária a cerca destes eixos temáticos. Nos diálogos estabelecidos, percebe-se que estes temas não foram esquecidos. O povo gaúcho persiste em atitudes que promovam (1) liberdade, (2) igualdade e (3) humanidade.

Os Centros de Ensino integrantes da Rede Sinodal de Educação têm sido um espaço valioso para viabilizar ações transformadoras. Uma das ações que reflete este cenário são as politicas de inclusão. A nossa comunidade também quer ser inclusiva, porém ainda não é plenamente. Estamos no caminho: às vezes passos rápidos, outras vezes passos lentos. É um processo longo e de aprendizagem. Algumas pessoas já estão mais "abertas" para promover políticas de inclusão, normalmente aquelas que têm ou já tiveram contato com alunos especiais. A inclusão é o ponto unificador, pois ela consegue reunir os três pilares que perpassam a história cultural de nosso estado. Mais do que isso, a história da humanidade.

A humanidade é como a flor do girassol, resistente e forte, que se verga para seguir o SOL. A busca pelo SOL é para iluminar sua existência. Igualmente, as buscas por valores históricos de nosso estado devem servir para nutrir e fortalecer a existência de cada pessoa. Convido cada integrante da família CFJL/FAHOR para honrar as heranças e os valores desta terra!

Sidnei Budke
Pastoral Escolar e Universitária

Busca

Newsletter

Aniversários