X

NOTÍCIA

FAHOR incentiva a participação na Consulta Popular no Corede Fronteira Noroeste

Publicada em: 10/05/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

O processo de Consulta Popular 2018, encerrou a fase de Assembleias Municipais e na tarde de terça-feira, 8 de maio, em Santa Rosa, o COREDE Fronteira Noroeste realizou Assembleia Regional Ampliada para definir as demandas regionais que serão incluídas na Consulta Popular de 2018.

A FAHOR tem acento permanente no COREDE e vem sendo representada pelo vice-diretor Marcelo Blume. Ele explica que a Assembleia Regional definiu seis demandas para serem inclusas na cédula de votação popular, a partir das votações ocorridas nas Assembleias Municipais dos COMUDES – Conselhos Municipais de Desenvolvimento. A votação que define as prioridades de cada região acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de junho, pela internet sendo que as três mais votadas em toda a região receberão recursos. A Assembleia também discutiu e aprovou a forma de rateio para os municípios, em cada situação de escore de votação. Um dos mais importantes critérios para o município ter acesso aos recursos, é o percentual de eleitores que votarão em cada município.

O governo do Estado definiu a liberação de R$ 80 milhões para os projetos da Consulta Popular 2018. Esse valor será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado, de acordo com critérios técnicos, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Estão destinados R$ 2.579.730,78, para as demandas dos 20 municípios do COREDE Fronteira Noroeste.