X

NOTÍCIA

FAHOR sedia importante reunião da Rede Sinodal de Educação

Publicada em: 11/04/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

Na segunda-feira, dia 9, a Faculdade Horizontina recebeu representantes de 13 instituições da Rede Sinodal de Educação, para as reuniões da Câmara de Ensino Superior e da Câmara da Educação Profissional. Em um momento inicial, pela parte da manhã, as duas Câmaras se reuniram para uma reflexão, com o professor e catequista do CFJL/FAHOR, Claudio Becker.

Após a reflexão, as duas Câmaras permaneceram reunidas para uma palestra com Stephan Sawitzki, coordenador dos cursos de Ciências Econômicas e Gestão Financeira da FAHOR. O tema da palestra foi a Conjuntura Econômica atual. A partir de um estudo realizado pelos professores dos cursos, Stephan destacou dados importantes sobre a economia, que podem auxiliar na tomada de decisões das Instituições de Ensino.

Após as atividades reunindo cursos superiores e cursos técnicos em conjunto, as duas Câmaras se separaram para debater assuntos específicos. Essa divisão aconteceu no final da manhã e durante o turno da tarde.

A Câmara do Ensino Superior costuma fazer uma rodada de apresentações de boas práticas, sendo neste encontro, apresentados projetos da FAHOR e IENH – Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. O vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume socializou com os demais o projeto “Ações do bem”, que conta com reaproveitamento da água da chuva, plantio de mudas, preservação de mananciais, armário do bem, disciplina de Gestão Ambiental, entre outras ações. O IENH, representado por Leandro Sieben, compartilhou a prática de internacionalização, que é um convênio que a instituição possui.

Em um segundo momento foi debatido sobre a criação de uma campanha para promover as Instituições de Ensino Superior da Rede Sinodal, nas escolas da Rede. Também foi apresentado o andamento do consórcio da Biblioteca Digital e discutidos os assuntos que serão tratados no Curso de Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação, em setembro.

Na reunião da Câmara da Educação Profissional, o presidente Edinei Steffen - SETREM apresentou os números históricos de matrículas em cursos técnicos das escolas da Rede Sinodal e falou sobre o período de crise, que parece estar cessando, de acordo com os números recentes de matrículas. As instituições também debateram sobre ações para aumentar as matrículas e fidelizar os estudantes, com descontos e pacotes de ensino. Também foram discutidas possíveis parcerias com empresas e o impacto da reforma do Ensino Médio para os cursos técnicos.

Para finalizar o evento, os representantes das instituições assistiram a uma apresentação da Orquestra de Cordas, que é composta por estudantes da Faculdade Horizontina e do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann.

Busca

Newsletter

Aniversários