X

NOTÍCIA

Férias, festas, viagens ou dívidas? Onde aplicar o 13º?

Publicada em: 22/12/2017 | Assessoria de Comunicação FAHOR

A época de final de ano sempre é cercada de uma série de atividades, confraternizações, encontros e viagens. Isso tudo fica um pouco mais fácil, financeiramente, pois no final do ano recebemos o 13º salário, também para os que saem de férias tem mais 1/3 adicional sobre o salário. Mas será que o melhor mesmo é usar o dinheiro nisso?

O economista, mestre em Gestão de Organizações e professor da FAHOR, Stephan Sawitzki traz algumas orientações sobre a melhor forma de usar esses recursos extras de final de ano. A receita dele é a seguinte: “Não fazer dívidas nesse Natal para pagar no outro”.

Confere outras dicas do economista para começar o ano equilibrado financeiramente:

1- Lembre-se, quando temos contas em atraso pagamos juros e estamos perdendo dinheiro em algo que não consumimos, pois os juros não fizeram parte do nosso consumo. Se você possui dívidas em atraso, esse é o momento de quitá-las ou ao menos amortizá-las para que não sejam tão impactantes no próximo ano.

2- Dê sempre preferência às contas de juros mais elevados, essas tendem a nos impactar mais a médio e longo prazo. Utilize esse recurso adicional para negociar suas dívidas.

3- Resolva primeiro o que ficou para trás antes de pensar em consumir mais supérfluos no presente.

4- Lembre-se que o final do ano/ início de ano trás junto contas das quais não temos como escapar. Temos alguns impostos importantes nessa época do ano, temos o material escolar, matrículas escolares, entre outros. Se não existir um bom planejamento para isso, utilize os recursos do 13º para essas despesas.

5- Para quem fez um bom planejamento, o adicional pode ser utilizado da maneira que mais gera satisfação. Você pode utilizar esses recursos para engordar a poupança ou fazer aquela viagem para algum lugar diferente.

Busca

Newsletter

Aniversários