X

NOTÍCIA

Ações do Bem CFJL-FAHOR: novo link no site da faculdade

Publicada em: 14/07/2017 | Assessoria de Comunicação FAHOR

A partir desta semana, o site da FAHOR conta com um novo link, em que as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre as ações ambientais desenvolvidas pelo Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann e pela Faculdade Horizontina. Neste local é possível encontrar um pouco do comprometimento das instituições com o Meio Ambiente, a partir do projeto intitulado "Ações do Bem CFJL-FAHOR".

O projeto visa a colaboração de docentes, alunos e funcionários, além do público em geral, que frequentemente visita os ambientes abertos da Unidade Campus. Várias atividades estão sendo desenvolvidas, que abrangem desde a Educação Infantil, até os alunos dos Cursos de Graduação e Pós-graduação. A Unidade Campus é a que conta com maior número de ações, pois o espaço aberto é consideravelmente maior.

Água: responsabilidade de todos nós.

Desde a construção do primeiro prédio da FAHOR existe um sistema de coleta de água da chuva, com uma cisterna com capacidade para 180 mil litros, outra de 30 mil litros e está em construção uma cisterna com capacidade para armazenar 200 mil litros de água. Este recurso é utilizado na irrigação de jardins e plantas da estufa, descarga de mictórios, bacias sanitárias, lavagem de pisos e calçadas e abastecimento de hidrantes. Atualmente, a FAHOR economiza aproximadamente 80 mil litros de água por mês, podendo chegar a 150 mil litros no verão.

Outra ação na área da Unidade Campus é o cuidado de uma nascente, com 50 metros de preservação permanente ao seu redor. Além disso, também é mantida a vegetação nativa às margens do Lajeado Tamanduá.

Além destas iniciativas, a FAHOR também é participante ativa do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo.

Trilha do bem

A Unidade Campus também possui um espaço de preservação ambiental utilizado como estratégia de aprendizagem e conscientização. A extensão da trilha é de 1.400 metros e seu objetivo é proporcionar aos estudantes e à comunidade em geral a releitura do ambiente e a sensibilização quanto à importância da preservação do meio ambiente. Ao longo da Trilha Ecológica são conservadas diversas espécies de árvores nativas, exóticas, ornamentais e frutíferas.

Eco Campus

O Eco Campus tem o objetivo de desenvolver um modelo de Gestão Ambiental adaptado às condições da FAHOR. A Faculdade acredita muito nas futuras gerações, por isso, cultiva e aposta desde hoje nas iniciativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Na unidade Campus também existem geradores que auxiliam nos momentos de maior consumo de energia. O novo prédio da FAHOR, que está sendo construído na Unidade Campus conta com um sistema de construção em metal, isolamento térmico e sistema de climatização diferenciado para diminuir o consumo de energia.

Futuramente será instalado uma unidade experimental de geração de energia fotovoltaica. Também está em desenvolvimento de equipamentos, o projeto de um biodigestor para geração de energia e biofertilizante por meio de biomassa.

Busca

Newsletter

Aniversários